Via Sacra surpreende público de Itaguaí

Na 52ª edição, a encenação da Paixão de Cristo apresentou Jesus negro e Satanás feminino

A Sexta-feira Santa relembra as últimas horas da vida de Jesus Cristo. Em Itaguaí, é tradicional o espetáculo católico “Via Sacra”, que acontece todos os anos na Catedral de São Francisco Xavier.

Neste ano, a inovação surpreendeu o grande público presente para assistir a peça teatral. Dentre as surpresas, o ator Kainan Ribeiro, que representou Jesus, tem pele negra e cabelo com tranças.

Interpretar Jesus é algo muito valioso pra mim, me sinto tocado por Deus para Evangelizar outras pessoas. Tentei buscar algo mais próximo ao que talvez remeta melhor à época e à região em que Ele vivia. Sou aluno de História, então, busquei referências através de meus professores. Concluiu o ator e aluno da Universidade Rural.

Quebrando tabus, Miram Duarte atuou divinamente como Satanás, trazendo seu talento como atriz profissional para o papel.

Minha primeira experiência aqui na Via Sacra com uma personagem muito importante na Paixão de Cristo. É emocionante! Falou sobre sua participação na encenação. Miram também é rainha de bateria em Escolas de Samba e grandes blocos carnavalescos do Rio, além de colecionar trabalhos teatrais e até mesmo no cinema.

Quem também falou com nossa equipe foi o ator Matheus Tarcísio, que deu vida a Pilatos. Ele já vive esta experiência há mais de 10 anos, em outros papéis, e ressalta a importância da Via Sacra para o trabalho de Evangelização da Igreja.

Leandro, um dos centuriões da peça e também um dos organizadores, falou sobre a responsabilidade de demonstrar com seriedade o sofrimento de Jesus, nestes 52 anos de encenação. Ele já atua há 26 anos do elenco.

José Ramos já participa há aproximadamente 35 anos da Via Sacra, e já vivenciou o personagem Jesus em Itaguaí. Ele comemora a participação até os dias atuais. O ator interpretou Barrabás neste ano.

Lohana, coordenadora da Comunicação da Pascom da Catedral de São Francisco Xavier ressaltou a mensagem de paz e de amor que a encenação transmite para as pessoas.

Minutos antes do início, todo o elenco e equipe técnico-administrativa, o Pároco Padre Mauro Brandão e o Bispo Dom Paulo Celso reuniram-se em oração.

Como em anos anteriores, a peça encenada no estacionamento da Catedral ganha as ruas do centro de Itaguaí, em cortejo que exibe os suplício do Nazareno até o Calvário, em cenário montado em frente ao cemitério de São Francisco Xavier.

Fotos: Rose e Duda Gorito